Fazer obras em casa representa sempre uma grande dor de cabeça e muita confusão, altura onde temos de tomar muitas decisões, algumas delas quase por impulso de forma a não afectar os prazos, escolher os móveis da cozinha a madeira do chão dos quartos, as loiças e restantes equipamentos de casa de banho, a cor das paredes da sala, e muito mais outras coisas para pensar e decidir nesta altura. Contudo apesar de toda a ansiedade causada por esta agitação toda, existe igualmente uma vontade entusiástica de ver a obra terminada. Assim, hoje quero deixar-lhe 4 dicas para facilitar a sua vida quando decidir fazer obras em casa:

  1. Pedir Orçamentos: serve muito mais que simplesmente comparar preços, aqui é importante saber já muito o bem o que pretende, e de que forma pretende. A sugestão passa sempre por falar com um engenheiro ou arquitecto experiente que o possa ajudar a perceber se de facto esta a fazer uma obra correcta de que valorize o seu bem estar e o imóvel. É importante aqui saber muito bem qual o seu limite orçamental, e deixar definido também no orçamento os prazos para a conclusão da obra, depois de todos os pontos estarem muito bem esclarecidos ai sim será o momento de tomar uma boa decisão;
  2. Licenciamento de obra: muitas vezes é necessário pedir licenciamento da obra, no caso se serem alteradas fachadas da casa, alterações de estrutura do prédio, acrescentar área à casa, demolir pilares ou partes da cobertura. Informe-se junto do seu engenheiro/arquitecto ou mesmo junto da Câmara municipal.
  3. Criação de um caderno de obra: A obra esta entregue a um empreiteiro, agora é tempo de ir acompanhando o evoluir da obra, assim sendo, é de extrema importância, existir por escrito, um plano de trabalho com a informação desde datas e tudo aquilo que é necessário estar concluído. Depois qualquer incumprimento ou falha deve ser registado no caderno de obra. Caso decida fazer a obra por sua conta e risco é igualmente importante ter o plano bem definido e ir acompanhando a evolução da sua obra e fazer os ajuste que lhe parecem ser os correctos para o sucesso da sua empreitada.
  4. Transtornos para os vizinhos: nem sempre as dificuldades surgem apenas dentro de casa, e nesse sentido é de extrema importância ter cuidado com o barulho que os equipamento elétricos emitem, o constante movimento de viaturas, o lixo que se pode acumular na rua, aqui a sugestão é informar previamente a vizinhança e no final da obra pedir desculpas pelos transtornos causados e agradecer a compreensão.

Espero que este artigo o ajude a ter uma ideia mais ampla e mais facilitadora do que a obras diga respeito.

Por ultimo sugiro sempre que trabalhe com profissionais e que se preocupe em proteger-se em detrimento de algumas facilidades que por vezes se possam colocar no seu caminho, até porque o seguro morreu de velho.

Boas remodelações/construções.