Hoje quero falar-vos de uma pergunta que muitos de nós temos quando chega a hora de mudar de casa, qual a melhor opção para mim? Comprar ou arrendar?

De facto é uma questão que se pode adivinhar de difícil escolha, então a minha sugestão é ir obter informação antes de tomar a sua decisão.

Em muitas alturas da nossa vida vimo-nos confrontados com decisões deste género, quer sejam por motivos de evolução pessoal, profissional, familiar, etc, existem inúmeros fatores que criam em nós a necessidade de mudar de casa e procurarmos uma casa nova.

Vou deixar-lhe algumas sugestões que desejo serem de extrema utilidade se estiver neste momento que tomar uma decisão entre comprar ou arrendar a sua futura casa.

Não tome decisões sobre pressão, muitas vezes numa situação em que temos de mudar de casa vimo-nos obrigado a tomar decisões com muita rapidez, então como diz um velho ditado popular, de pressa e bem não consegue ninguém;

Quais são as minhas opções? A maior parte das pessoas inicia o processo de procura de casa antes de conhecer aprofundadamente as suas opções, tanto em termos financeiros como do tipo de imóvel que irá na realidade responder ás suas necessidades e da sua família. Em qualquer um destes pontos é de extrema importância, e revela-se um grande facilitador para a decisão consultar o seu consultor imobiliário e/ou o banco com que trabalha, de forma a que consiga perceber se de facto reúne condições para comprar um casa, e se o tipo de casa que quer está dentro do seu orçamento.

Desvantagens de comprar atualmente? As desvantagens que poderão existir aqui são mais de ordem fiscal e de impostos, mas felizmente no nosso pais a carga de imposto sobre o património é das mais baixas da UE, e não significa com isto um verdadeiro impeditivo para a compra de casa própria.

Vantagens de comprar atualmente? Muitas pessoas nos dias de hoje decidem arrendar casa sem antes perceberem se existe a hipótese de comprar, este facto existe porque com a crise económica que o nosso pais viveu nos últimos anos, criaram-se alguns paradigmas, como por exemplo, é muito difícil comprar, que os bancos só emprestam a quem tem dinheiro, as avaliações bancárias são muito baixas, as casas estão muito caras, etc. existem argumentos para todos os gostos direi. Contudo a crise com todos os aspectos menos positivos que têm trouxe muitas oportunidades também, começando desde já com os juros praticados atualmente, onde as taxas estão muito apelativas e tornam o processo de financiamento de novo interessante, a prova disso é que nos últimos 2/3 anos têm se batido recordes recentes de financiamento imobiliário; Outro aspecto que vejo como positivo, é que quase por regra a mesma casa comprada ou arrendada, o valor da prestação a pagar ao banco é mais baixo do que o pago pela mesma casa ao seu proprietário em caso de arrendamento; Os valores do imóveis em algumas zonas do pais caíram cerca de 40% comparativamente a valores de 2006/2007, o que por si só torna os valores atuais já muito interessantes. A par disto nos últimos 24 meses têm se sentido também uma retoma nos valores dos imóveis, ou seja os preços não só, já deixaram de cair como, já se começa a sentir a subida dos mesmos em algumas zonas de Portugal. Com isto estamos ainda na fase da subida onde a compra de casa pode vir a significar no futuro um bom investimento caso se pretenda ou se necessite de vender o imóvel.

Para terminar espero que estas explicações o tenham ajudado a conseguir pesar os dois pratos da balança na hora de decidir. Mas o principal conselho que lhe quero deixar é para se informar junto de profissionais que de forma séria e honesta o possam ajudar a tomar a decisão que mais enquadra com a sua realidade e necessidade no momento e no futuro.