Hoje venho falar-vos de um tema que sempre que pensamos em vender a nossa casa nos vem à cabeça, porque contratar alguém para fazer um trabalho que eu também poderei fazer?

De facto no meu ponto de vista é uma pergunta extramente válida, porque ao contratar alguém terei de lhe pagar, e esse valor vai sair diretamente do meu potencial “lucro” na venda, então se eu o poder fazer por mim mesmo, que sentido faz contratar alguém?

Vou falar-lhe nas 4 vantagens que um consultor imobiliário profissional trará em termos de valor acrescentado á venda da sua casa.

  1. Conhecimento aprofundado de mercado: é importante que no momento em que esteja a contratar um consultor imobiliário para o apoiar na venda da sua casa se certifique que ele é de facto conhecedor do mercado onde a sua casa está inserida, que conhece a realidade local, os valores de venda e também das avaliações bancárias realizadas recentemente, tal como as preferências dos clientes que atualmente estão no mercado para comprar casa;
  2. Estratégia de comunicação de venda do imóvel: infelizmente é normal sentirmos alguma frustração quando colocamos a nossa casa para venda e a pessoa a quem confiamos essa atividade é pouco pró-ativa e dinâmica na divulgação do nosso negocio. Já sentiu isto alguma vez? Pois bem também aqui sugiro alguns cuidados a ter no momento em que escolher a pessoa a quem vai dar a responsabilidade de vender a sua casa até porque muito há e pode ser feito para se vender bem e rápido a sua casa. Aqui a sugestão que lhe deixo é que peça ao seu consultor imobiliário um plano de trabalho e de comunicação, onde ele indique o que vai fazer, como vai fazer e quando vai fazer, e que regularmente o vá informando das atividades propostas que vão sendo desenvolvidas e qual o resultado que esta a ter das mesmas;
  3. Quem vai visitar a minha casa, e porquê: Este é possivelmente o ponto onde um consultor imobiliário profissional marcará ainda mais a diferença na venda da sua casa. Quem já teve a casa para vender sentiu com certeza que muitas pessoas telefonam, querem visitar, mas na realidade são apenas curiosos ou pessoas que não querem/podem realmente comprar uma casa com as características da sua, já sentiu isto? O pior ainda é quando temos um consultor imobiliário a trabalhar a nosso lado a venda da nossa casa, e sentimos que também não existe qualquer critério de seleção nas pessoas que vão visitar a nossa casa. Pois aqui é com toda a certeza o momento em que um consultor imobiliário profissional tornará bem visível a sua experiencia e conhecimento de mercado, será sempre importante antes de levar um potencial comprador a ver a sua casa que o mesmo reúna antes com o seu consultor imobiliário profissional, para perceber primeiramente se o cliente reúne condições financeiras para poder comprar a sua casa e se as características da casa vão de encontro ás suas expectativas, e se a zona reúne as características necessárias para esse cliente. O que ganhamos com este trabalho? Bem só irá visitar a sua casa quem na realidade têm poder financeiro para a comprar, e que quer na realidade uma casa com as características da sua, desta forma é mais fácil para esse potencial comprador tomar a decisão de compra do sua casa e por sua vez de concretizar rapidamente o negocio.
  4. Gestão documental e processual: Esta fase final de uma transação imobiliária é possivelmente das fases do processo de venda a mais stressante, tanto para quem vende como para quem compra. Aqui é fundamental ter ao nosso lado um consultor imobiliário profissional que devido ao seu conhecimento e experiencia possa tratar de todo o processo tanto junto do banco do potencial comprador, como com os organismos públicos para tratamento de toda a documentação do imóvel e preparar o mesmo para a escritura.

Espero que estas explicações o tenham ajudado a perceber de facto a mais valia que ter a nosso lado um consultor imobiliário profissional , e de que este pode fazer toda a diferença no sucesso da venda da sua casa.

Vender um imóvel não se trata de sorte ou azar, trata-se de conhecimento e profissionalismo.