E se com um simples plano, fosse possível duplicar o teu negócio a cada 3 anos?
Ficaste curiosa/o e queres saber mais? Então este artigo é para ti!
Todos os anos, no último quadrimestre, empresárias/os e empresas repensam os seus negócios com vista ao novo ano que em breve se iniciará. Uns chamam-lhe compromisso, outros planos de negócio, orçamento anual, ou, em estrangeirês “Bussiness Plan”. No fundo, trata-se de criar um documento onde colocam os seus objetivos, desejos, investimentos, sonhos e aspirações.
Contudo, no início, todos nós temos algumas dúvidas, como, por exemplo, por onde começar, e o que analisar. Sim, apesar de ser um documento de projeção de futuro, ele é alimentado por informações e resultados passados, que, no mercado imobiliário, usualmente chamamos de métricas.
Se te identificas nos parágrafos anteriores, então este artigo é mesmo para ti. Vou deixar-te os 5 pontos que considero chave para criares um plano de negócio anual.
1. Para iniciar, se já estás na atividade há mais de 12 meses, existem métricas que já conheces. Se és nova/o no sector, podes consultar as métricas e médias da tua zona/empresa para realizares com mais detalhe o teu plano de negócio. Em ambos os casos, as principais métricas que deves utilizar são:
- Valor médio dos imóveis vendidos no teu mercado;
- Valor médio de comissão por transação;
- % de transações de angariação;
- % de transações com compradores;
- % de angariações vendidas;
- % de compradores que compraram contigo;
- Número de reuniões com proprietários para conseguir 1 angariação;
- Número de reuniões com compradores para conseguir 1 venda;
- Quantas semanas vais trabalhar no próximo ano.
2. Agora que já tens os ponderadores para análise, é importante também definir o valor de ganhos que pretendes auferir durante o próximo ano. Para saberes quanto queres ganhar é fundamental teres a noção de quais são os teus gastos. Deves começar por fazer uma lista de todas as despesas pessoais e profissionais que tens. Neste ponto é bom colocar valores por cima, porque existem sempre despesas extra com as quais não contamos.
Neste momento já tens muita informação ao teu dispor, começando pelo valor que necessitas, e que estabeleceste como meta a atingir. Tens também todos os indicadores/métricas que te vão ajudar perceber o número de Angariações que precisas e quantas reuniões semanais com vendedores e compradores terás de ter para atingires os números de transações que definiste.
3. Está na hora de pensares em ti, no quanto satisfeito estás com a tua realidade de vida. Sugiro que faças um exercício simples, mas que vai dar muita lucidez e propósito ao teu plano para o próximo ano. O exercício consiste em avaliares de 1 a 10, sendo 1 nada satisfeito e 10 totalmente satisfeito, as seguintes áreas da tua vida:
- Saúde, energia e vitalidade;
- Realização Profissional;
- Finanças e Dinheiro;
- Família e Amigos;
- Romance, vida íntima;
- Contribuição, ajudar os outros;
- Desenvolvimento pessoal;
- Hobbies, Diversão, Tempos livres;
- Grupo de Crescimento (pessoas que te desafiam a ir mais além);
- Emocional, Espiritual.
Depois de concluíres a tua avaliação, o exercício continua com mais 2 pontos:
- Escreve 1 objetivo, sonho ou resultado que te propões a atingir em cada 1 das 10 áreas da tua vida;
- Escreve 2 ações que podes fazer em cada área da tua vida, e que te ajudarão a ficar mais próximo dos teus objetivos, sonhos ou resultado.
4. Já começas a ter uma ideia muito clara da forma como o teu negócio e rotinas se vão desenvolver, assim sendo, convido-te a definir com clareza que tipo de ações terás de desenvolver, e em que meios vais investir para alimentares de leads o teu funil, tanto com vendedores, como com compradores. Lembra-te que todos os investimentos necessários deverão ser colocados na grelha de despesas de que falámos anteriormente, caso nessa análise anterior ainda não tenhas colocado esta informação.
5. Por fim, está na hora de definir a agenda anual, trimestral, mensal, semanal e diária. Aqui colocarás os hábitos que vais desenvolver e as tarefas a desempenhar. Este “diário” servirá também medires regularmente o estado do teu negócio de forma a realizar os ajustes que sintas serem necessários a cada momento. Lembra-te que compromisso e disciplina são os principais responsáveis pelo entusiasmo, alegria e energia que vais precisar de ter para a tua jornada.
Desejo que esta informação te ajude a criar clareza sobre o que te propões alcançar, e que em breve possas vir aqui comentar como está a correr o teu ano, após este desafio de planeamento do teu negócio.
Desejo que o próximo ano seja um ano de conquistas e de superação para ti, e que, agora que estás comprometida/o e com clareza dos detalhes de quem és e para onde pretendes ir, tudo seja mais fácil e divertido.
Se gostaste deste artigo partilha com outras pessoas que vão beneficiar com a sua leitura.
“O sucesso não é algo que devemos perseguir, é algo a ser atraído por quem nos tornamos” JIM ROHN
Salvador Pires
#sorrisosgeramsorrisos